Com histórico de impugnações judiciais o instituto Séculos
apresenta dados mentirosos para confundir eleitorado conquistense
Que ACM Neto (União Brasil) é o atual governador da Bahia, todo mundo morre de saber. Só que não! A previsão catastrófica da eleição do vice-presidente do União Brasil, ainda no primeiro turno, ao governo estadual, em 2022, deu ruim e configurou uma das maiores fraudes em pesquisas eleitorais já testemunhadas pelos baianos. Neto foi dormir no Palácio de Ondina e acordou fora até do Palácio Tomé de Sousa (nome da sede da prefeitura de Salvador).
A empresa responsável por aquele levantamento foi o SECULOS PESQUISA E CONSULTORIA LTDA, que viciou em manipular dados de pesquisas eleitorais com resultados mentirosos em toda a Bahia. Da eleição 2012 até aqui, o instituto de pesquisa Séculus acumulou uma série de acusações que levaram a justiça eleitoral a impugnar diversos levantamentos realizados.
Somente em 2024, dezenas de pesquisas do instituto foram impugnadas pela Justiça eleitoral, em municípios, como, Ubaíra, Vera Cruz, Ipecaetá, São José do Jacuípe, Bom Jesus da Lapa, Lafaiete Coutinho, Varzedo, Feira de Santana, Miguel Calmon, Quinjique, Barreiras, Uauá, Candeias e até na cidade de seu proprietário, Jequié, todos vítimas da manipulação desavergonhada da empresa, que soma mais de 20 processos por manipulação no levantamento e apuração dos dados divulgados.
A Séculos é gigante em pesquisas cheias de irregularidades, incluindo o uso de informações desatualizados do IBGE, discrepância nos dados de renda dos entrevistados em comparação com os dados oficiais do IBGE, aglutinação indevida das faixas de renda e ausência de identificação do pagante da pesquisa, dentre outros.
Não satisfeito com sua coleção de vexames, contestações e processos, o instituto caiu no erro de tentar manipular a opinião pública de Vitória da Conquista, que tem o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia e cujo povo é vanguardista e desde sempre muitíssimo politizado. Conquista já sabe que os dados apresentados pela Séculos tem resultados quase idênticos aos da pesquisa pro governo estadual há 02 anos.
Nela, o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) acumulava 57,39% das intenções de votos e venceria ainda no primeiro turno do pleito eleitoral. O candidato que apareceu em segundo lugar apresentou 18,36% das intenções de votos, enquanto o terceiro candidato somou 6,89%. Pasmem, a margem de erro do levantamento naquela época seria de 2,5% para mais ou para menos, e com intervalo de confiança de 95%. Uma manipulação grotesca e amadora para confundir o voto do povo. Não adiantou, a resposta veio na urna!
Na pesquisa encomendada para Vitória da Conquista e divulgada ontem, quinta (03/09), Sheila está em primeiro lugar com 56,00% dos votos e o resultado indica uma vitória dela ainda no primeiro turno. Em segundo lugar, o candidato Waldenor (PT), estaria com 15,67%, seguido de Lúcia Rocha (MDB), que teria despencado, acredite se puder, com apenas 6,83% e Drº Marcos Adriano, pontuando menos de 1% nas intenções de votos. Quem é tão ingênuo nesta cidade, a ponto de uma empresa de pesquisas vendidas acreditar que pode enganar? Quem encomendou-lhe este desastre e vexame eleitoral? Com a resposta, o povo de Vitória da Conquista e sua convicção nas urnas deste domingo!