Blog do Bocão

Vergonha! Campanha Bahia Sem Fome é impedida em Conquista

 

Veículo teve que desligar painel e recolher baú de arrecadação! Retaliação Política?

 

 

No final da manhã desta quinta-feira (18/05) a reportagem do Blog do Cabral foi ao Centro da cidade para a cobertura do Programa Bahia Sem Fome, a maior iniciativa social já realizada na Bahia. No entanto, a pauta que deveria louvar a participação de Vitória da Conquista na campanha foi abruptamente invertida e tomou rumo contrário.

Entusiasmada, nossa equipe chegou ao local no exato momento em que o caminhão da Campanha Bahia sem Fome, estacionado na Praça Barão do Rio Branco, era obrigado a desligar seu painel publicitário e recolher o baú instalado para arrecadação de alimentos.

Ao questionar o motivo, a equipe foi informada que prepostos do governo municipal, mais especificamente de órgãos do trânsito e posturas, teriam advertido o responsável a deixar o local, sob ameaça de sanções que incluiam, desde multas até a apreensão do veículo. “Estamos deixando o local para evitar problemas com o município e teremos que suspender a arrecadação móvel em Conquista“, desabafou o condutor do caminhão ao repórter, acrescentando, que a equipe veio à Vitória da Conquista para a ação programada entre os dias 17 e 20 de maio [quarta-feira até sábado].

O fato merece o repúdio de toda a comunidade conquistense! Lançado pelo Governo do Estado para garantir à 1,8 milhão de pessoas, em situação de vulnerabilidade social, o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada, a campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

Em todo o estado, prefeituras, quartéis do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Contas, unidades escolares da rede estadual de ensino e particulares da capital e interior, sindicatos, associações, igrejas, micro e grande empresas, dentre outros, se unem em mutirões para arrecadação de alimentos.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem apelado para que toda a sociedade colabore com as ações do programa e reconheça a situação de quem está em vulnerabilidade social. “Não podemos continuar tratando as pessoas que estão passando fome como se elas fossem invisíveis, precisamos reagir à atual realidade delas e nos unir para mudar o quadro de 12,9% da nossa população, que ainda não tem o que comer, enquanto tantos desperdiçam“, desabafou.

Jerônimo se comprometeu a implantar a busca ativa das famílias extremamente pobres no campo e na cidade para colocá-las dentro dos programas. “Vamos colocar orçamento para esta necessidade”, garantiu. O coordenador geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, esclarece aos interessados em realizar doações que podem acessar o site https://bahiasemfome.ba.gov.br/ e escolher um dos pontos de coleta em Vitória da Conquista.  Podem ser doados: arroz, feijão, açúcar, óleo, farinha, macarrão, café, leite em pó, flocos de milho e tapioca (exceto sal).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também