Farmácia é um curso que foi criado no Brasil em 1824 e o primeiro professor da área no país foi José Maria Bontempo. No ano seguinte, ocorreu a consolidação do curso com a criação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Rio de Janeiro. Agora, quase 200 anos depois, o município de Macaúbas na Bahia passa a também contar com o ensino na área farmacêutica, através da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
A UNOPAR foi fundada em 17 de fevereiro de 1972, por um grupo de empresários que se uniram para criar o Centro de Estudos de Londrina, assumindo os trabalhos e dando continuidade ao funcionamento do Colégio São Paulo. Este estabelecimento de ensino que era mantido por uma congregação religiosa.
A partir daí foi criado o Centro de Estudos do Norte do Paraná, que implementou a Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná – FEFI, reconhecido pelo governo federal no ano de 1976.

Em Macaúbas, já são mais de 15 anos de atuação e neste início do ano de 2021 passou a contar com uma grande novidade, a implantação do Curso de Farmácia, que já está disponível para os alunos de Macaúbas e toda região. Esse que é um dos cursos mais concorridos do Brasil.
A equipe da UNOPAR informa que o aluno tem direito ao valor promocional de implantação de curso, além do desconto de pontualidade, que a universidade oferece a todos os alunos. Fora isso, a unidade de ensino também oferta uma equipe preparada para o atendimento aos estudantes, com laboratórios para aulas práticas.
Atualmente a UNOPAR conta com quase 30 cursos, entre eles: Administração, Ciências Contábeis e todas as Licenciaturas. Além de um leque gigantesco em Pós-Graduação, com preços acessíveis e duração de até 10 meses.
O Polo da UNOPAR de Macaúbas ( @unopar_macaubas ) tem como principal missão a disponibilização de cursos atuais e de grande procura, para que os estudantes não precisem se deslocar para outras cidades.
Para chegar mais perto do povo, a universidade usa diversos meios, como anúncios em emissoras de rádio, outdoor, carros de som, redes sociais, ligações diretas, guerrilhas na rua e com os próprios alunos, através do “indique amigos”.
A intenção da unidade é buscar a implantação, em breve, de mais cursos bem conhecidos, como Direito, Fisioterapia, Nutrição e Engenharias.
Com a Pandemia do Novo Coronavírus, a unidade precisou tomar algumas medidas para evitar o contágio. Por isso, tanto as provas como as aulas estão sendo disponibilizadas no ambiente virtual do aluno (AVA).
O Polo adotou outras regras, sempre foi seguindo as recomendações dos órgãos sanitários regionais, estaduais e nacionais. Exemplos: Uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento e proteção de acrílico para separação do espaço da secretaria com os corredores.
Devido a proliferação da Covid-19, em todo o Planeta, diversos locais tiveram impactos e isso não foi diferente com a UNOPAR. Para a representante do Polo, Letícia Amaral, houve uma grande dificuldade para os alunos se manterem estudando e pagando as mensalidades. Por essa razão, a maior consequência deixada pela pandemia na universidade é a questão financeira.
A UNOPAR trabalha com o ensino de forma semipresencial, que contribui no dia-a-dia do aluno, pois não exige muito tempo dele, já que não necessita ir sempre até o polo, apenas uma vez na semana ou no mês. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de ficar mais em casa do que na universidade, podendo então trabalhar e estudar, sem que uma atividade atrapalhe a outra.
A UNOPAR de Macaúbas tem um alcance enorme, pois atende estudantes de diversas cidades da Região da Bacia do Paramirim, como Ibipitanga, Caturama, Botuporã, entre outros. Vale ressaltar que existem locais próximos com Universidades também, mas que podem não ofertar os cursos que o Polo Macaubense oferta. Por isso, os alunos podem preferir um local até um pouco mais longe, mas que tem o curso que deseja se formar, até porque, não precisa ir todos os dias para a faculdade.
Para entrar na UNOPAR, basta fazer o vestibular, que é a principal forma de ingresso na universidade. Além disso, existem as transferências externas (quem sai de uma unidade de ensino para outra), portador de diploma (pessoa que já se formou em uma área e deseja fazer uma complementação ou outra faculdade) e o PROUNI (para quem faz o ENEM).
Quem se interessar por uma vaga nos cursos da UNOPAR, pode aproveitar as promoções, inclusive no mês passado teve um incentivo do Polo ter pago a matrícula do aluno. Além disso, para quem faz a prova do ENEM, pode entrar tanto pelo PROUNI, como também de acordo com sua nota.
E atenção! As 30 primeiras pessoas que chegarem na UNOPAR e se matricularem, em qualquer curso, terão a matrícula grátis, caso falem que acompanham o Blog do Cabral para ficarem informados. Para mais informações, pode entrar em contato pelo número de celular: 077 999385240 ou 077 99802-2628.