Em mais um ano, a Prefeitura está mobilizada na campanha do Agosto Dourado, por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, e o Banco de Leite Humano do Esaú, com ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Como a Atenção Básica é a porta de entrada do SUS para a promoção de ações de educação em saúde, no decorrer deste mês todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, juntamente com o NASF-AB, vão realizar dias D de mobilização em seus territórios, para intensificar o diálogo e incentivo à amamentação exclusiva com leite materno durante os seis primeiros meses de vida da criança.
Neste ano, a campanha tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, com o foco em informar à mulher trabalhadora sobre todos os direitos que lhe são assegurados por lei, durante a fase da amamentação, mostrando as possibilidades de conciliar o aleitamento materno e o trabalho. E também visa conscientizar e pedir o apoio dos empregadores para que mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Durante o Agosto Dourado, também ocorrerá a Segunda Edição da Semana de Valorização da Paternidade, de 14 a 19 de agosto, para incentivar também o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, nos momentos do parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança.
Todas essas ações irão contemplar as duas campanhas, Agosto Dourado e Valorização da Paternidade, e o convite para participação é estendida às gestantes, mães, pais e parcerias.
Dias D – Agosto Dourado nas unidades de saúde
11 de agosto – USF José Gonçalves e USF Roseira
16 de agosto – USF Cercadinho
17 de agosto – USF Simão e USF Nova Cidade
18 de agosto – USF Pedrinhas
19 de agosto – USF Lagoa das Flores II, USF Urbis VI (equipe 1), USF Vila Serrana, USF Pradoso, Unidade Ipê
22 de agosto – USF Hugo de Castro, USF João Melo, USF Lagoa das Flores I e UBS Campinhos.
23 de agosto – USF Inhobim I
24 de agosto – USF CAE II zona rural, USF Iguá e USF Conveima
25 de agosto – USF Recanto das Águas e USF Bruno Bacelar
26 de agosto – USF Veredinha, USF Nossa Senhora Aparecida, USF São Joaquim, USF São João da Vitória e UBS Régis Pacheco
28 de agosto – USF Urbis V
29 de agosto – USF Jardim Valéria e USF Lagoa Formosa
30 de agosto – USF Patagônia e USF Urbis VI (equipe 2)
31 de agosto – USF Miro Cairo