por Paula Pê
Presente e atuante em Vitória da Conquista, zona rural e municípios da região, desde 2004, a Patrulha Solidária da Polícia Militar trabalha assistindo famílias que sofrem com a vulnerabilidade econômica, realizando campanhas sociais para arrecadação e distribuição de cestas básicas, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos. Pessoas em situação de rua contam com a campanha do agasalho, banho solidário que, além do banho quente, são contemplados com alimentação, café com leite, suco, água e acolhimento.
Coordenadora da Patrulha Solidária, a tenente Maria Alice Santana, concedeu entrevista ao programa de rádio Bembolado, apresentado pelo jornalista Isaac Cabral, onde falou sobre o cuidado especial que a patrulha tem com as crianças, e pontuou o importante trabalho realizado a partir do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Segundo destacou, “O programa já alcançou mais de 80 mil alunos, em mais de 20 escolas” e se trata da oportunidade, “em sala de aula, onde as crianças aprendem sobre os riscos do envolvimento com as drogas e violência“.
Ao vivo, a oficial da PM compartilhou uma história comovente sobre um menino cujo o sonho era ter uma chuteira de couro. “Uma besteira para alguns, um sonho possível para outros, mas impossível para quem não tem nem o que comer“, ressaltou emocionada. Sabendo desse sonho, a patrulha entrou em contato com uma fábrica de calçados, parceira do projeto, e assim conseguiu não só a chuteira, mas também uma bola de couro. O garoto recebeu, também, para a sua família, doações de alimentos.
Alice destacou e agradeceu o apoio de seu comandante, o Coronel Ivanildo da Silva, à frente do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-Sudoeste), com sede em Vitória da Conquista, bem como o de todos os oficiais e policiais que se dedicam ao Solidária, destacando a ação realizada no Dia das Crianças, quando 2000 brinquedos e 1000 kits de doces foram entregues à crianças nos bairros Henriqueta Prates, Morada Nova, Campinhos, Patagônia e Povoado do Retiro.