“o Dia dos Garis e das Margaridas são todos os dias” – Zé Marcos Amaral
De iniciativa do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), a Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional dos Garis e das Margaridas, levou à casa legislativa autoridades, entidades representativas e profissionais da limpeza pública para a discussão, não apenas de sua importância, quanto da necessidade de melhoria das condições de trabalho.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv) estava lá com sua diretoria e participou ativamente do debate e homenagem aos homens e mulheres que dedicam sua vida à limpeza das vias públicas de Vitória da Conquista.
Em seu pronunciamento, José Marcos Amaral, vice-presidente do sindicato, afirmou que “o Dia dos Garis e das Margaridas são todos os dias” e rendeu mérito aos servidores pelo que chamam de cidade limpa. “Na verdade, não existe isso de o prefeito estar trabalhando muito, ele administra. Quem trabalha, quem mete a mão na vassoura e no lixo são os garis e margaridas“, destacou, cobrando maior valorização para os profissionais que não tem o reconhecimento que deviam por parte da sociedade.
No trato com os profissionais há mais de 30 anos, Zé destacou o mérito da categoria, ressaltando que além da garantia das ruas estarem sempre limpas e transitáveis através da varredura e coleta de materiais, a profissão de gari possui uma ligação direta com a saúde pública e a prevenção de doenças infecciosas que podem ser provocadas pelo acúmulo e descarte incorreto do lixo.
A presidente do Sinserv, Lúcia Chagas, em viagem, falou ao Blog por telefone, e pontuou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da limpeza pública. “Na maioria das vezes eles não tem um local para tomar água, se alimentar ou simplesmente fazer suas necessidades básicas“, falou, acrescentando que muitas vezes a imagem negativa aliada ao grande esforço físico, o sofrimento psíquico diretamente ligado à vergonha e humilhação cooperam para a impactação social e emocional desses servidores. Para Lúcia, “o trabalho de gari está longe de ser dos mais seguros“.
Zé Marcos chamou a comunidade à conscientização para a importância de uma cidade limpa e cobrou de cada cidadão o cumprimento de seu papel colaborativo na manutenção da limpeza de Conquista. “Eles queimam a cara no sol todos os dias para varrer e recolher cada papel e objeto jogado propositalmente nas vias públicas, vamos fazer nossa parte e sujar menos as ruas da cidade“, ressaltou, parabenizando o vereador Alexandre Xandó pela iniciativa de trazer à casa do povo alguns dos personagens mais importantes do nosso dia a dia
Para Alexandre Xandó (PT), a categoria merece valorização e são muitas as dificuldades impostas pelas condiçoes precárias de trabalho. Ao cobrar concurso público para a categoria, o vereador questionou a quantidade insuficiente de servidores para o exercício das funções em Conquista e afirmou que isso pode comprometer o resultado do trabalho dos profissionais.
Outro representante sindical, presente à Audiência Pública, foi Luciano Sousa, do Sindilimp, que representa os servidores da limpeza terceirizados. Ele cobrou infraestrutura mínima para os servidores: “a nossa cidade é ingrata com vocês. Esses trabalhadores não tem onde usar banheiro em Conquista. Nossa cidade não oferece essa infraestrutura para esses trabalhadores”. Luciano destacou ainda, o Projeto de Lei que cria o Piso Salarial dos Garis e está em tramitação no Congresso Nacional .“Isso nos traz uma grande preocupação. As grandes empresas estão demitindo trabalhadores e contratando CNPJ’s“.