O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão Pereira, aos 72 anos. Herzem faleceu às 21h desta quinta-feira (18/03), após três meses de internamento hospitalar, entre os hospitais Samur e Sírio Libanês, em Vitória da Conquista e São Paulo, respectivamente. O prefeito reeleito tomou posse virtualmente e chegou a compartilhar pelas redes sociais do seu sofrimento com as complicações respiratórias, ocasionadas após infecção por Covid19.
Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista em 2 de junho de 1948. É filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, e casado com a professora Luci Freire Gusmão, com quem tem três filhos.
No decorrer da sua vida profissional, atuou como Gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (ASPEB), em 1981, e também no Banco Econômico, em 1984, além de ter sido gerente das Lojas Unilar, 1985.
Formou-se em Direito em Montes Claro, em 1985, mas escolheu o jornalismo como profissão, sendo um dos mais importantes nomes do rádio conquistense por mais de quatro décadas. Herzem se especializou em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e entrou para a política em 2008, quando disputou a primeira eleição a prefeito. Em 2010, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, e novamente o cargo de prefeito, em 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente, assumindo o mandato em março de 2015 – onde ficou por 15 meses.
Em 2016, ao lado da então vereadora Irma Lemos, voltou a se candidatar a prefeito de Vitória da Conquista, sendo eleito no segundo turno do pleito para o mandato de 2017-2020. Em 2020, agora tendo Sheila Lemos como sua candidata a vice, Herzem Gusmão foi reeleito no segundo turno chefe do Poder Executivo Municipal.
Lamentando profundamente, Maria Lucia Chagas, presidente do Sinserv, em nome de toda a diretoria sindical, e de quase 10 mil servidores municipais, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.