Na manhã desta segunda-feira (22/03), a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), foi empossada ao cargo de prefeita de Vitória da Conquista.
Ela foi convocada pela Câmara Municipal de Vereadores para assumir o cargo após declaração de vacância, com a extinção do mandato do prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), falecido no dia 18 de março de 2021. Devido as restrições impostas pela pandemia da covid-19, a cerimônia contou com a presença apenas de secretários municipais, vereadores e imprensa.
Em seu discurso de posse, Sheila Lemos se solidarizou com todas as famílias enlutadas devido a covid-19, “Nesses tempos difíceis, em que a pandemia da covid-19 tem nos imposto desafios diários, nos solidarizamos com as famílias enlutadas dos 353 vitimados pela doença em nossa cidade”, lamentando também a morte de Herzem. “A dor não pode ser mensurada”, e reiterou, “Este momento, na verdade, não foi um momento sonhado, esperado e desejado por nenhum de nós. Fui eleita para governar junto com Herzem, éramos eu e ele” afirmou Sheila.
Sheila ainda destacou o trabalho que o ex-prefeito vinha fazendo pela cidade, “Herzem deixou um legado de trabalho e força. Deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar crescendo e se desenvolvendo como uma cidade para pessoas”, e garantiu que dará continuidade aos projetos, que o governo irá cumprir todos os compromissos firmados com a população: “É um desafio grande, mas eu me sinto preparada. Tenho certeza que, com ajuda dos nossos servidores, da nossa equipe e o apoio do povo, nós vamos vencer essa batalha.” Afirmou a prefeita.
O presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, falou da expectativa para a nova gestão, e espera que seja um trabalho harmonioso entre o Executivo e Legislativo, visando o melhor para o município. “Uma cidade que pensamos juntos, com Herzem, com Sheila, com Irma. E haveremos de dar continuidade para que a cidade cresça cada vez mais, com desenvolvimento econômico e social, pensando-se em uma cidade para todos”, concluiu o vereador.
Sheila não deixou de destacar a honra de ocupar o cargo de prefeita, e salientou a importância histórica do fato. “Honra que apenas duas mulheres tiveram até hoje: eu e minha mãe, Irma Lemos. E, aqui, reitero: lugar de mulher também é na política”.
Sobre os desafios de enfrentar o seu primeiro mandato na gestão da cidade, Dudé desejou que Sheila tenha sabedoria para realizar o seu trabalho. “Peço a Deus que abençoe a sua vida, seus familiares e todos àqueles que compõem o seu governo nessa labuta para construir uma cidade cada vez melhor”.