Blog do Bocão

Segundo IBGE, Vitória da Conquista tem apenas 370 mil habitantes

13 anos depois Conquista é ‘destaque’ com 370 mil habitantes

Nesta quarta-feira (28/06), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou informações de seu último levantamento populacional. Segundo os dados, Vitória da Conquista teve um crescimento populacional de aproximadamente 64 mil habitantes, totalizando 370.868, quando comparado ao último Censo, em 2010.

A Prefeitura Municipal ressaltou o resultado como um “destaque para o município, com o maior crescimento populacional do estado em números absolutos, seguido por Feira de Santana e Camaçari”.

Em percentual, o crescimento alcançou cerca de 20% e, de acordo com a ‘prefs’, “quando considerados os 417 municípios baianos, 385 não têm os 64 mil habitantes que foram somados à população conquistense”.

No entanto, quem conhece e transita na capital do Sudoeste, sabe, sente e vê que, além dos moradores, Vitória da Conquista é super movimentada pela população flutuante, oriunda dos mais de 80 municipios de sua região e Norte de Minas Gerais, que compram, estudam e utilizam os serviços de Saúde da cidade, fator que, segunda a prefeita Sheila Lemos Andrade, “reflete, diariamente, na malha viária, sobrecarregando os sistemas de Saúde e transporte público”, o que potencializa “toda a política pública municipal, com a necessidade de planejamento de infraestrutura e serviços para quase 400 mil pessoas no município, com a criação de receitas e recebimento de verbas dos governos federal e estadual compatíveis a este montante”.

Ainda sobre o Censo, a gestora destacou que “este intervalo de tempo de mais de 10 anos sem o Censo gerou um grande impacto nas políticas públicas e isso afetou nos repasses necessários ao atendimento das demandas da população, principalmente na saúde e infraestrutura. Com estes dados atualizados, podemos planejar as nossas ações para melhor atender o cidadão conquistense”.

Lideram o ranking populacional, a capital Salvador, com 2.418.005 habitantes, Feira de Santana (616.279), Vitória da Conquista (370.868) e Camaçari (299.579).

Dentre as alterações confirmadas, está Jequié, na região Sudoeste, com 158.812 moradores. O município perdeu a posição alcançada no Censo anterior para Barreiras, no Oeste baiano, com 159.743 pessoas.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também