
A prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, decretou situação de emergência em 11 distritos da zona rural por causa da estiagem. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (01), o decreto tem validade de 180 dias.
Os distritos são: Bate-Pé, Cabeceira da Jibóia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha. Já estava em vigor um decreto publicado em agosto do ano passado para esses mesmo distritos por causa da estiagem que vem afetando essas localidades desde 2015.
No período em que o decreto estiver em vigor, a administração municipal fica autorizada a convocar de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela estiagem.
De forma prática, a gestão municipal também fica autorizada a adquirir bens e serviços necessários para a atender a população dessas localidades sem a necessidade de abrir um processo licitatório.