Nesta quinta (25) o nome de Rio do Pires foi destaque estadual, pelo fato de uma profissional da saúde não ter vacinado uma idosa da forma correta. O imunizante era contra a Covid-19 e o caso aconteceu na Comunidade de Contagem, Zona Rural do município. A Prefeitura Municipal determinou imediato afastamento da técnica em enfermagem, além da abertura de um processo administrativo disciplinar, bem como a alocação de uma equipe até a residência da mulher que tinha que ser vacinada, para então receber a vacina e consertar o imprevisto. O caso gerou polêmica, devido ao fato de muitas pessoas terem feito julgamentos, em redes sociais, contra a jovem. Dessa forma, ela gravou um vídeo e esclareceu sua posição, pedindo desculpas pelo ocorrido.
Confira o caso:
Na quarta (24), uma idosa foi receber a vacina na Comunidade de Contagem, território de Rio do Pires – BA. A profissional de saúde, responsável pela aplicação, acabou não aplicando da forma correta, pois apenas introduziu a agulha no braço da mulher e não injetou o líquido, como visto num vídeo divulgado em redes sociais:
Após a gravação do ocorrido, algumas pessoas buscaram providências perante ao caso. Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Rio do Pires tomou conhecimento do caso, através dos meios virtuais, e divulgou uma nota, esclarecendo que iria adotar algumas medidas. Entre as posições citadas, o deslocamento de uma equipe para a realização da imunização da idosa e o imediato afastamento da servidora vista em vídeo.
Após isso, a senhora foi vacinada, por uma outra pessoa, nesta quinta (25).
O caso gerou grande repercussão, e o nome de Rio do Pires passou a ser veiculado em vários locais pela Bahia, bem mais que qualquer manifestação do povo da cidade quando buscou uma rodovia BA-152, de qualidade. Via esta que sofreu por diversos anos com a quantidade de buracos, o que impossibilitou o trânsito apropriado aos usuários residentes do município rio-pirense e aos seus visitantes. Apenas no dia 18 de fevereiro de 2021 que a Secretaria de Infraestrutura da Bahia anunciou a pavimentação do local.
O Governador Rui Costa, inclusive, comentou o caso envolvendo a profissional de saúde de Rio do Pires, em uma conversa com Casemiro Neto, na TV Aratu:
Depois de toda repercussão e julgamentos contra a técnica em enfermagem, feito por parte de algumas pessoas, ela gravou um vídeo e esclareceu o acontecido, bem como pediu desculpas:
A nossa reportagem tentou contato direto com o Secretário de Saúde de Rio do Pires, bem como com a enfermeira citada, mas não houve retorno até o momento.