Blog do Bocão

Polêmica: Governo do Estado decide mudar nomes de alguns colégios estaduais, inclusive do CELEM de Boquira

CELEM-Boquira; Foto: Divulgação da internet

No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (23), foi publicada uma medida de alteração de nomes em alguns colégios estaduais da Bahia. 4 deles tinham sido batizados em homenagem a Antônio Carlos Magalhães e ao ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães. Agora, ambas instituições não terão mais os nomes relacionados a família de ACM Neto, atual prefeito de Salvador e presidente do DEM.

A portaria foi assinada pelo Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues. Assim, 3 escolas que eram chamadas de CELEM (Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães) tiveram mudanças. Em Boquira, a denominação será Colégio Estadual de Boquira. Já na cidade de Malhada, a instituição passará a se chamar Colégio Estadual Rosalvo Oliveira Souza e em Fátima, como Colégio Estadual Paulo Freire.

Enquanto isso, em Várzea da Roça, o Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães se tornará Colégio Estadual Professora Adélia Mendes. E em Uauá, o Colégio Estadual Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro deixará de ter homenagem ao ex-prefeito do município e chamará agora de Colégio Estadual Integração Lagoa do Pires.

De acordo com o Bahia Notícias, a pasta da Secretária de Educação informou que o motivo das alterações tem relação com pedidos feitos pelos próprios colegiados. Mas ACM Neto criticou a ação do Governo do Estado, chamando de “atitude política tão pequena e mesquinha”.

O prefeito de Salvador ainda comparou uma situação parecida que aconteceu em sua gestão, quando um vereador do DEM sugeriu a mudança de nome de uma escola da capital baiana e ele, mesmo sendo do mesmo partido, negou a mudança.

Entre os novos nomes escolhidos para os colégios estaduais citados, destaque para Adélia Mendes e Paulo Freire. A primeira é professora, enquanto o segundo é reconhecido no Brasil pelas contribuições feitas em prol do país nas áreas da educação e da filosofia.

Depois de toda essa polêmica, em relação aos nomes de estabelecimentos de ensino no estado baiano, o prefeito de Salvador reinaugurou, na manhã desta quinta (24), uma escola municipal. Outro fato parecido aconteceu. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) foi rebatizado para Maria Emília Gadêlha Vianna, nome da avó materna de ACM, falecida em 2018.

Mas o prefeito, após o ato simbólico, decidiu pela manutenção do nome antigo. Dessa forma, a escola situada na Vla Ruy Barbosa irá voltar a ser chamada de Centro Municipal de Ensino Infantil Maria Conceição da Costa.

A explicação para o ocorrido foi um equívoco da assessoria da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Assim, Neto decidiu que a correção será feita. Isso tudo, depois do próprio prefeito ter agradecido a Smed com relação a homenagem.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também