Surto de Botulismo deixa baianos com medo de mortadela
Até agora foram seis casos confirmados e duas mortes pela doença, segundo a Vigilância Epidemiológica do estado, que confirmou o sexto registro da doença desde o início de 2024. Os amantes de pão com mortadela estão passando mal só em ouvir falar do risco e vivem um momento de preocupação devido ao aumento de casos de botulismo.
Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Eleuzina Falcão, um único caso de botulismo já é considerado um surto. Para ela é importante estar atento aos sintomas, especialmente a paralisia muscular súbita.
Conforme o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave e rara, causada por uma toxina da bactéria Clostridium botulinum. A infecção pode ocorrer através de ferimentos ou pela ingestão de alimentos inadequadamente processados. A notificação de casos é obrigatória e deve ser feita em até 24 horas, a fim de implementar medidas de vigilância e prevenir novas ocorrências. A doença pode levar à morte em decorrência da paralisia dos músculos respiratórios.
A Vigilância Epidemiológica do estado alerta a população para redobrar os cuidados com alimentos e bebidas, verificando prazos de validade e a integridade das embalagens. A principal hipótese levantada é que a contaminação tem ocorrido pela ingestão de mortadela de frango.
Bom, por enquanto, mortadela nem da boa porque todo mundo já viu mamonas assassinas, mas mortadela… e como dizem as mães crentes, vigia com mortadela Bahia!