Uma área rural do município de Caetité também entrou na lista de locais devastados por causa de chamas, nesta quinta (24). A principal suspeita é de que o fogo começou após alguns moradores resolverem queimar pastagens para usar o terreno em novas plantações. Não há registro de feridos e o fogaréu foi controlado pelos bombeiros.
O incêndio aconteceu na região dos Gerais, que fica na Zona Rural de Caetité. Além da possibilidade de ter começado quando populares resolveram queimar áreas de pastos, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente ainda analisam outras hipóteses. Bombeiros e brigadistas conseguiram controlar o fogo a tempo de não atingir as casas do Povoado.
O estado da Bahia sofre com as queimadas e seus estragos devido o tempo seco, quente, umidade relativa do ar em níveis críticos, mais de 5 meses sem chuvas significativas e com fortes ventos nesse período. Um exemplo recente foram as cerca de 1,5 mil hectares consumidas pelo fogo em Barra, na regional do Velho Chico, Relembre clicando aqui.
Além de Barra, no Oeste, Guanambi, mais uma cidade do Sudoeste, sofreu recentemente com incêndio. No segundo maior município da região, cerca de 20 hectares de pastagens foram consumidas pelo fogo na última quinta (24). Uma brigada voluntária e um Caminhão Pipa do Município conseguiram fazer o controle da queimada na fazenda Santa Barbara, que fica a 12km da sede de Guanambi.