Blog do Bocão

Macaúbas: Moradores de Contendas manterão a reunião com o SAAE, mesmo após algumas mudanças, vistas na nova visita à nascente

Alguns residentes do Povoado de Contendas, município de Macaúbas, retornaram à nascente do Maxixe para verem de perto o que foi alterado da visita anterior para hoje, domingo (27). Além de um novo reservatório, caixa d’água, ficou nítido que parte da encanação foi consertada. Mas os moradores ainda buscam melhorias em outros pontos e por essa razão a reunião na comunidade com o representante do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), marcada para dia 30 de Setembro (Relembre clicando aqui), foi mantida.

Populares da região se uniram com objetivo de buscar melhorias para o abastecimento de água, bem como proteger à nascente que é responsável por abastecer a população local. O grupo deixa claro que não possui ligação com nenhuma filiação política.

A luta começou a ganhar destaque nas mídias sociais da cidade a partir do dia 10 de Agosto, quando diversos moradores foram até a sede da Autarquia, em forma de protesto, e foram recebidos pelo Diretor do SAAE, no qual prometeu aos manifestantes que iria buscar atender as demandas dos residentes da região.

Enquanto isso, em 12 de Setembro, algumas pessoas da comunidade foram visitar à nascente para testemunhar de perto o que realmente estava acontecendo no centro que abastece os povoados.

Já neste domingo (27), novamente eles voltaram ao local para verificar se tinha alguma mudança nesses 15 dias. Alguns pontos foram atendidos, pois um novo reservatório de água foi colocado no local, além da encanação que foi consertada.

Mas ainda não é tudo que os moradores precisam, por isso a reunião com o Diretor do SAAE foi mantida e acontecerá na próxima quarta (30).

Segundo uma representante do movimento, eles ainda vão se reunir com o dirigente da Autarquia por não ter tido todas as cobranças atendidas, como “a desapropriação da nascente, o reflorestamento, a recuperação das nascentes, o tratamento da água e mais reservatórios”, relatado por uma moradora.

Dessa forma, cada vez que a população se une para buscar algo e ganha voz, algum benefício pode ser conseguido. Mesmo não sendo tudo, mas o começo sempre acontece a partir do momento que a população começa buscar os direitos.

Veja o vídeo da nova visita:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também