Imunda! Nenhum outro adjetivo é tão mais propício para a água da Lagoa das Bateias, situada na Zona Oeste de Vitória da Conquista, mais precisamente no entrocamento dos bairros Santa Cruz, Santa Helena, Cidade Modelo e Urbis II e III.
Terrível é que pessoas das imediações estariam – segundo relatos de moradores e fotografias publicadas nas redes sociais – adentrando à água, mergulhando e até coletando a mesma para consumo em casa. Também é comum publicações qua relatam avistamentos e ataque de animais peçonhentos como cobras e escorpiões, além de aranhas.
A própria Prefeitura de Vitória da Conquista emitiu um alerta, confirmando que “a água é imprópria para beber e tomar banho, além do risco de afogamentos, devido à profundidade e à existência de material orgânico que pode comprometer o nado”. Segundo Lucas Batista, coordenador do Deserg, responsável pelas obras no local, a limpeza está avançando, “mas é preciso conscientizar as pessoas a não tomarem banho na lagoa”.
Além do risco de ferimentos e afogamentos, no caso de banhos, o consumo de água contaminada pode aumentar o risco de doenças, como leptospirose, hepatite A e giardíase, por exemplo, já que os agentes infecciosos responsáveis por essas doenças conseguem se desenvolver na água e se espalhar mais facilmente, porque a água não não passa por tratamentos de limpeza e de purificação que eliminem os microrganismos que a contaminam. Resultado: um grave problema de saúde pública.