Blog do Bocão

Impasse entre Sindicato do Magistério Municipal e Câmara de Vereadores pode pautar decisão da prefeita sobre aulas presenciais

“O Simmp repudia qualquer fala de colocar o professor no corredor da morte”

 

A indicação de retorno às aulas  presenciais nas escolas municipais e particulares de Vitória da Conquista continua repercutindo e gerando uma polêmica sem precedentes entre as categorias em questão. Em entrevista concedida ao jornalista Isaac Cabral, na tarde desta quinta-feira (22/04), na Rádio Melodia FM, o vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB), voltou a defender a retomada das atividades e gerou indignação na presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), que foi correndo à emissora para defender os profissionais do magistério público municipal.

Para o vereador, “as instituições privadas já se adequaram ao retorno com os protocolos vigentes recomendados e o serviço público municipal segue o mesmo caminho”. Augusto deixa claro que sua proposição não é aleatória e ressalta que é favorável ‘desde que os critérios de fiscalização exigidos pelo Ministério da Saúde, bem como os protocolos de segurança e higiene, sejam rigorosamente seguidos’.

CLIQUE NO LINK A SEGUIR E ASSISTA O VIDEO DA ENTREVISTA:  https://youtu.be/x8XIXGsCOVM

Outro ponto polêmico levantado por Dr. Augusto, é o questionamento do mérito para a vacinação entre categorias na cidade. “Quem tem mais prioridade na vacinação? Os professores que estão fora das salas de aula há um ano, ou um profissional da farmácia e ou profissionais do transporte, dentre outros trabalhadores que lidam com o público diariamente?”.

Para o vereador Delegado Marcus Vinicius (PODE), também presente ao programa, mesmo com a aprovação da indicação por 8 votos a 6 pela Câmara Municipal, no final da sessão da última sexta-feira (16/04), e o encaminhamento para avaliação da prefeita Sheila Lemos, “a decisão é delicada e remete a uma avaliação muito mais ampla” e que envolva uma discussão por toda a sociedade civil organizada.

Simmp – “O Simmp repudia qualquer menção de retorno as aulas no cenário que estamos vivendo”  

Irritada com as declarações do vereador Dr. Augusto Cândido, médico e também professor do magistério público superior, a presidente do Sindicato Municipal do Magistério Público (SIMMP), Elenilda Ramos, dirigiu-se à emissora para defender os mais de 1.500 profissionais da Rede Municipal.

A presidente rebateu o vereador tucano e disse que “no caso dele que é medico, teve a escolha de continuar trabalhando“, ao contrario dos professores municipais que estão trabalhando desde o inicio da pandemia e agora “serão obrigados a ir pra sala de aula“. “É isso que a gente não aceita“, afirmou indignada, questionando o calendário e critérios de prioridades na vacinação contra a Covid-19 praticados no município, já que os profissionais de educação de Vitória da Conquista ainda não foram vacinados.

Não é culpa da gente, o governante tem culpa sim, porque não oferece as condições, não investe em politicas públicas que garantam a segurança da categoria“, disparou, acrescentando que “se tivesse vacina para todos e se essa vacina tivesse sido aplicada no inicio da pandemia todos já estavam na sala de aula“.

Perguntada pelo apresentador sobre o principal receio dos professores municipais, ela voltou a disparar: “é a morte e o Simmp repudia qualquer fala de colocar o professor no corredor da morte”. 

A sindicalista aguarda resposta da Secretaria Municipal de Saúde, já oficiada pelo sindicato, para reunião com a pauta previamente anunciada. Um encontro com a prefeita também já teria sido solicitado, segundo a professora presidente: “Já enviamos vários ofícios à prefeita para uma reunião, inclusive para tratarmos da Campanha Salarial”.

À categoria Elenilda pediu serenidade: “a gente precisa manter a calma neste momento“, ressaltando o compromisso do Simmp em “não medir esforços pra reverter esse cenário“, a partir do diálogo e “sensatez da prefeita“, afirmou, admitindo aguardar uma “resposta positiva dela“.

Com a palavra, a prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também