Na manhã desta segunda-feira (31), a prefeita Sheila Lemos recebeu as diretorias dos sindicatos do Magistério Público de Vitória da Conquista (Simmp), dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacs) e dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv). Foram três reuniões seguidas em que os representantes das três categorias apresentaram suas demandas e ouviram da prefeita a confirmação da proposta de reajuste salarial dos servidores, após três anos de congelamento.
“Valorizar o servidor público é uma prioridade da nossa gestão. Estamos impossibilitados de dar aumento real, por conta da Lei nº 173/2020, do Governo Federal, mas vamos repor a perda inflacionária, reajustando os salários até onde nos é permitido, e descongelando as tabelas de interstícios”, afirmou a prefeita.
A presidente do Simmp, Elenilda Ramos, aprovou o encontro e elogiou o posicionamento da gestora: “A gente tem percebido que está bem alinhado com aquilo que gente espera, que é ser atendido, respeitado e ouvido. Que a gente possa estar sempre em diálogo para chegar a um denominador comum em atendimento às nossas reivindicações.”
A coordenadora estadual do Sindacs, Rita Suzana Silva, ressaltou a importância do momento. “Queremos agradecer à prefeita pela valorização que ela já chegou dando para a nossa categoria, pelo aumento do salário e descongelamento da tabela, que já tinha desde 2018 e não é feito. Buscando o trabalho humanizado e essa interação com o Sindicato”, comentou Rita.
Lúcia Chagas, presidente do Sinserv, também destacou a boa recepção do Governo Municipal. “É fundamental sempre o diálogo, através do gestor e do movimento sindical. E a gente colocou que, hoje, a direção do Sinserv, como movimento sindical, está aqui para contribuir e dialogar, então através do diálogo e conversa tudo fica mais fácil”, afirmou.
Reajuste – Os servidores vinculados ao Sinserv e ao Sindacs receberão um reajuste de 4,52%, seguindo o percentual de inflação do período 2020 a 2021. Também será realizada a recomposição da tabela de interstícios, que são valores com a diferença de 0,5% entre os cargos e referências, considerando o intervalo de dois anos de serviço.
Os profissionais do Simmp terão a recomposição da tabela, cujo interstício horizontal é de 4%, pagos a cada cinco anos de serviço; e 8,98% de interstício vertical.
Neste momento, a Prefeitura está elaborando o projeto de lei que estabelece o reajuste, que será enviado para aprovação da Câmara de Vereadores. “Assim que a Câmara aprovar o projeto e devolver para a prefeita sancionar, a gente vai fazer o pagamento. Lembrando de que, independente de quando voltar esse projeto, a gente vai pagar com o retroativo a partir da data base, que é 1º de maio”, explicou o secretário de Administração, Kairan Rocha.
Também participou das reuniões o secretário chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias.