Em 80 dias, programa Brilha Conquista atingiu 42% da iluminação pública de Vitória da Conquista
O programa Brilha Conquista completou 80 dias de funcionamento atingindo um total de 11.702 novas luminárias de LED instaladas na cidade – o que equivale a 42% dos pontos de iluminação de Vitória da Conquista. Nessa segunda-feira (10), a equipe se concentrou nas ruas C, Nestor Fonseca e Lilica Pedral, no bairro Alto Maron. Em seguida, passará por ruas e avenidas do Centro e dos bairros Recreio e Felícia.
Desde que a primeira lâmpada de vapor de sódio foi substituída por uma luminária de LED, em 19 de abril, na Urbis V, a iniciativa já avançou por mais de dez localidades urbanas. Assim que foi concluída a Urbis V, a equipe seguiu pelo Miro Cairo, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa, Vila Serrana, Bruno Bacelar, Bateias II e outras áreas, fechando os limites do Zabelê com 2.944 lâmpadas instaladas.
Em seguida, o projeto instalou outras 1.249 no Ibirapuera, 260 no Nossa Senhora Aparecida, 1.095 no bairro Brasil, 1.262 no Bateias, 776 no Distrito Industrial dos Imborés, 1.675 no Patagônia, 335 na Lagoa das Flores, 280 no Jurema, 754 na região central da cidade, 394 no Guarani, 530 no Cruzeiro, 142 no Alto Maron e – até o momento – 6 no Boa Vista. O trabalho continua, em busca do objetivo de chegar aos 100% de cobertura.
A potência das novas luminárias varia entre 30 e 150 kw, a depender da necessidade do local. E a economia já se faz sentir nos cofres municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), as 11.664 antigas lâmpadas de vapor de sódio já retiradas consumiam 1.422,16 kw – enquanto as novas e modernas 11.702 luminárias de LED consomem 604,27 kw. Ou seja, uma economia estimada em 817,90 kw. Além disso, as novas luminárias têm vida útil vida útil mais longa que a das antigas lâmpadas.
O trabalho de substituição é feito pelo consórcio SPE Iluminação Vitória da Conquista Ltda., vencedor da licitação aberta pela Prefeitura. O cronograma de instalações foi elaborado com base na logística estabelecida pela Prefeitura, que definiu os critérios para a escolha dos primeiros bairros a receberem as novas luminárias. Inicialmente, o novo equipamento chegou às regiões que apresentaram maiores déficits em termos de iluminação, assim como também as mais populosas e com mais moradores em situação de vulnerabilidade social.
Mais segurança e economia
O secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza, considera o Brilha Conquista um marco para a cidade, devido à capacidade de obter maior luminosidade nas vias públicas urbanas e rurais e, ao mesmo tempo, mais economia para o Governo Municipal. “É um projeto que a prefeita Sheila Lemos se empenhou em realizar, substituindo todo o parque de iluminação de Vitória da Conquista e dos distritos da zona rural. Automaticamente, teremos uma economia nas contas de energia. E também mais segurança e qualidade de vida para a população”, avalia Luís Paulo.