Blog do Bocão

Fundador do Sinserv de Itororó, João Orlede morre de Covid-19 no HGVC

João Orlede, uma esperança não morre!

João Orlede, voz imortal em defesa do funcionalismo público

 

Meus amigos, infelizmente nossa luta chegou ao fim, acaba de falecer meu pai“, comunicou oficialmente Alan, um dos filhos, que acompanhou o funcionário público João Orlede Moraes Silva, de 71 anos, vítima de complicações causadas pela COVID-19, na noite desta quinta-feira (18/02), no Hospital de Geral de Vitória da Conquista.

O óbito em questão, poderia ser registrado como “mais um” dentre os tantos trágicos casos de Covid-19, não fosse o falecido um dos maiores sindicalistas da Bahia. João Orlede traz em sua biografia sindical, páginas escritas com letras de uma tinta eterna, pigmentada entre sangue, suor e lágrimas.

Companheira de grandes lutas pelo funcionalismo público, Maria Lúcia Chagas, presidente do Sinserv de Vitória da Conquista, comunicou aos prantos, a perda do amigo pessoal. “É com muita tristeza que acabamos de perder um grande amigo, companheiro sindicalista João Orlede Moraes Silva do sindicato Sinservito, da cidade de Itororó, um grande amigo, um grande irmão, um grande colega e um grande servidor público, um grande pai, um grande avô, um grande cidadão, presidente, fundador do SINSERVITO, um grande batalhador pelo direito dos servidores municipais, um grande vereador, valeu João Orlede“, manifestou, aos prantos, sua homenagem ao maior sindicalista itororoense.

Ele foi tudo pra nós aqui do Sinservito“, reconheceu Silvio Kleber Santos Alves, secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Itororó. “O sindicato Sinservito se tornou o que é por sua força“, ressaltou, relatando a trajetória de Orlede: “foi presidente por dois mandatos, secretário geral, foi representante na FESEMPRE, foi vereador aqui na cidade, Controlador do Município“.

Silvio, também amigo, lembrou dois momentos importantes na luta sindical do grande herói: “em 2001 e 2012, Itororó teve dois grandes embates históricos dos servidores públicos demitidos, e concursados mas não empossados, respectivamente, e ele esteve presente na frente de todas as batalhas, garantindo a vitória aos servidores injustiçados”.

Na lembrança do sorriso, sempre brilhando em seu rosto, João Orlede deixa saudades e a inapagável referência de que ‘uma esperança não morre‘. Viúvo, Orlede deixa, também, um legado de honestidade, dignidade e coragem ante lutas e vitórias, aos quatro filhos, Débora, Alan, Rafael e Daiane.

O Blog do Cabral, em nome da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV), lamenta a morte do grande companheiro sindical e se solidariza com a família e amigos.

Seu sepultamento está confirmado para às 17h, desta sexta-feira (19/02), no Cemitério Municipal de Itororó-Ba.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também