Blog do Bocão

ENEM: Vagas remanescentes do Prouni, inscrição para certificadores e novas medidas de acessibilidade. Confira os destaques!

BBC NEWS BRASIL

As novidades relacionadas ao ENEM, divulgadas nesta semana, são: serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas, ainda não preenchidas, pelo Prouni 2020.2; vão ser lançadas as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) e mais recursos para pessoas com deficiência irão ser implantados no próximo exame.

Na semana passada, o Ministro da Educação já tinha avisado que em Setembro iria ser lançado um edital para preenchimento de vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) no 2º semestre deste ano. Nesta terça (08), foi divulgado este certame, na qual está previsto atender 90 mil pessoas.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar, entre os dias 15 e 30 de setembro, a página do Prouni (prouniportal.mec.gov.br). Os beneficiários terão que se enquadrar nos seguintes requisitos:

Ter feito a prova do Enem, 2010-2019, obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação ou ser professor da rede pública de ensino no magistério.

Enquanto isso, a certificação para os procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, irão começar nesta quarta (9). Essa inscrição é destinada para servidores públicos federais e professores das redes públicas estaduais/municipais e acontecerá até o dia 29 de Setembro.

O cadastro será feito pelo certificadores.inep.gov.br ou no aplicativo móvel, disponível nas principais lojas de aplicativos, da Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Os requisitos para seleção são: ser servidor público, efetivo e em exercício, do Executivo Federal ou ser docente, em exercício, nas redes públicas de ensino municipais/estaduais. Além disso, os professores precisam estar devidamente registrados no Censo Escolar 2019.

Acrescentado a isso, a pessoa precisa ter formação mínima em ensino médio, não ser um possível participante do Enem 2020, bem como não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau nesse próximo exame. Por fim, o candidato a uma das vagas ao RNC necessita de acesso próprio à internet móvel, na qual precisa possuir smartphone ou tablet.

Para os futuros aprovados, a atividade desenvolvida terá um vencimento de R$ 342 por dia. Já as atribuições para os mesmos deverá ser certificar in loco, sob demanda do Inep, a efetiva e correta realização dos procedimentos de aplicação nos dias de realização do ENEM. Somado a esse serviço, o certificador precisa realizar todas as outras demandas nos dias das provas. Vale ressaltar que o cadastramento prévio não garante a inscrição.

E a última, não menos importante, novidade relacionada ao Exame Nacional do Ensino Médio é que o MEC adotou  outras medidas para quem necessita de atendimento especializado no ato de realização da prova.

Pela primeira vez esses participantes poderão ter um programa acessível para leitura de textos na tela do computador, isso durante a prova. A pessoa pode também indicar o uso do implante coclear, no caso de surdocegueira.

Lembrando que se enquadram nesse requisito os candidatos que apresentem: cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular, terem solicitado o atendimento, no ato da inscrição, e recebido a resposta aprovada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Além disso, o candidato pode ser acompanhado por cão-guia e utilizar materiais próprios, como máquina de escrever em braile, punção, reglete, sorobã, lâmina overlay/cubaritmo, lupa, caneta de ponta grossa, óculos especiais, tiposcópio, assinador, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Lembrando que esses recursos são vistoriados pelo aplicador, exceto o cão-guia.

Para completar, haverá 3 guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego e uma banca especializada na correção de suas provas, de acordo com o MEC.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também