Forte e bem sucedida articulação da oposição muda a configuração política de Encruzilhada (BA) e amarra derrota do prefeito Dr. Lei (PSD), que amanhece, nesta terça (29/12), sem o comando da Câmara Municipal para o próximo biênio.
Juntos, Dr. Pedrinho (PC do B), Leu da Vila (PDT) e Edélio Luis (PC do B), – respectivamente, segundo e terceiro colocados nas eleições para o executivo, e ex-prefeito da cidade – fecharam aliança entre o PCdoB e PDT, conquistando assim, a maioria e presidência do Legislativo.
O resultado da aliança reoxigena e fortalece a oposição ao prefeito e tira a hegemonia do vereador Merques Alves (Merquinho), que se arrasta há três mandatos na presidência da Câmara.
Eleitos para a legislatura 2021-2024, os vereadores Antônio (Caburé), Ronaldo (Deli), Luciana (de Edélio), Jorge (da Barra) e Jair (de Sussu), trouxeram para sua conjuntura a vereadora independente Renata (De Leu da Vila), do PDT, e após sua posse, no dia 01 de Janeiro, elegerão a nova mesa diretora, tendo a pedetista na presidência e a advogada Luciana Lacerda, esposa de Edélio, na 1a Secretaria.