Memorável a tarde desta quarta-feira (28/09) para os servidores municipais conquistenses. Pela primeira vez na história administrativa um prefeito reuniu-se em atendimento direto aos secretários e auxiliares escolares e o resultado, com mediação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv), não poderia ser melhor: Mais uma Comissão Especial de Trabalho (CET) deferida pelo governo e com pagamento já garantido na folha de outubro.
Durante a reunião realizada com o Sinserv e a comissão de servidores no cargo de secretário escolar, realizada momentos antes da assembléia da categoria, a prefeita Sheila Lemos Andrade ressaltou a importância dos profissionais, reconhecendo que “todo o perfil traçado dentro da rede municipal depende diretamente do trabalho do secretário escolar”.
“A prefeita está dando um show na atuação dela em atender a gente e acredito que dias melhores virão“, ressaltou a servidora Gildete dos Santos Andrade, há 22 anos no serviço público municipal, 13 dos quais na função de secretária escolar. “Neste tempo todo de Prefeitura eu já passei e participei de muita coisa, apitaços, caminhadas, manifestações e, até já passei o dia todo sentada na porta da prefeitura esperando que alguém atendesse a gente e chegar a ir pra casa sem nenhum resultado. Hoje, eu viver pra ver este momento, do sindicato Sinserv, o rh da Secretaria da Educação, a gerente da legalização, Cármem Silvia, e a secretária adjunta, Selma, nos parabenizando por essa conquista, é muito gratificante“.
João Lucas, servidor desde 2014 e membro da comissão de secretários escolares, comemorou a conquista, destacando o empenho do Sinserv e da prefeita no diálogo e atendimento “não apenas das questões financeiras, como vantagens pessoais na melhoria das condições de trabalho“. Para ele, “os R$ 300,00 valorizam os secretários e auxiliares de secretaria e motivam toda a categoria a continuar fazendo o melhor no serviço público”.
Para Alisson de Sá, um dos coordenadores na Smed, este é um momento singular na educação municipal, sobre a qual falar, para ele, “é bastante peculiar“. Ele destaca o papel do secretario escolar na sua comunidade: “É ele é o cartão de visita, é o responsável pela captação do recurso através do financiamento direto do Governo Federal, junto ao Fundeb, pois ele indica a quantidade de matrículas, indica as necessidades da escola, à exemplo de se ela possui computadores, se tem água e energia“.
Para Selma Oliveira, secretária adjunta de Educação Municipal, “a condução das pautas, das reivindicações e da luta por Lúcia e o grupo Sinserv, é marcada pela leveza, ética e respeito pela outra parte, já que não estamos mais no tempo de guerrilhas. agora é a comunicação, o envolvimento, o compromisso para chegar a uma conclusão sem ferir nenhuma forma da responsabilidade fiscal exigente ao poder público“.
Diante das palavras elogiosas, a presidente Lúcia Chagas, elogiada durante a assembleia por Selma Oliveira, pontuou que “todas as garantias de trabalho e resultados obtidos pelo Sinserv se baseiam no reconhecimento do profissionalismo das categorias municipais, na capacidade de diálogo aberto, no respeito e ética na negociação e na força da união entre sindicato e servidores. Isso faz da nossa gestão, diferenciada, e somos gratos a Deus“.
“É muito gratificante, porque vivemos um outro cenário nas relações institucionais. Antes, quando passava a Campanha Salarial e ficava alguma pendencia, havia uma tendência de os prefeitos adiarem novas concessões para o próximo ano. Por isso, tá de parabéns a prefeitura, de parabéns o servidor, que faz a roda girar no município, e de parabéns, a direção do Sinserv, que tem real condição de sentar na mesa com a administração e dialogar, garantindo as conquistas“, avaliou o experiente vice-presidente do Sinserv, José Marcos Amaral.