A partir de agora, Vitória da Conquista conta com um importante mecanismo de participação popular, o projeto “Governando com as Pessoas”. A iniciativa conquistense, inspirada no programa “Ouvindo Nosso Bairro”, da Prefeitura de Salvador, é fruto de uma cooperação técnica com a gestão da capital baiana, celebrada, nesta sexta-feira (16), pela prefeita Sheila Lemos e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
A assinatura do convênio foi realizada no auditório Lúcia Dórea (Cemae) e contou com as presenças do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do secretário de Governo da capital do estado, Cacá Leão, dos deputados federais, Elmar Nascimento e Léo Prates, do deputado estadual, Thiago Correia, e de outras lideranças e autoridades políticas municipais. Além deles, acompanharam o ato representações da sociedade civil.
Em seu pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos destacou que a iniciativa atende ao desejo da gestão em avançar ainda mais a partir da escuta de quem conhece cada ponto do município, o cidadão. “Costumo dizer que não é necessário inventar a roda, podemos buscar iniciativas que deram certo em outros lugares e aplicar em Vitória da Conquista. E é com esse intuito que espelhamos aqui o que vem sendo aplicado de maneira assertiva em nossa capital, ouvir as pessoas e saber quais são as principais e reais necessidades. Não abrimos mão disso! E vamos levar esse projeto a todos os bairros e distritos de Conquista”, assegurou.
Segundo o prefeito da capital, Bruno Reis, a principal virtude que deve ter um governante que quer mudar a realidade do seu município é saber ouvir, linha mestra do Ouvindo Nosso Bairro e do Governando com as Pessoas. Por essa razão, ele acredita que o projeto vem para somar com o Governo para Pessoas. “Tenho certeza de que, com a chegada desse programa, que é inspirado no maior programa de escuta popular de Salvador – só para se ter ideia, em 2021, ouvimos mais de 73 mil pessoas -, Sheila vai transformar ainda mais Vitória da Conquista. A cidade vai se tornar um canteiro de obras que vão melhorar ainda mais a vida das pessoas”, afirmou.
O conceito do programa Ouvindo Nosso Bairro surgiu da diretriz do então prefeito de Salvador, ACM Neto, em 2015. “E é motivo de felicidade ver um projeto criado na minha primeira gestão, servir de inspiração para Conquista. O Governando com as Pessoas vai permitir que o poder seja efetivamente compartilhado. Sheila vai realizar obras escolhidas pela população, de maneira livre e democrática pela população. Tenho certeza de que ele terá efetividade aqui e o Governo para Pessoas vai ser ainda mais aperfeiçoado”, enfatizou.
Sobre o projeto – De acordo com a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, que conduzirá o projeto em diálogo com a Secretaria de Governo de Salvador, a iniciativa começará pelo bairro Zabelê. Por meio digital, cada cidadão, a partir de 18 anos, poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro.
As mais votadas serão analisadas, do ponto de vista de suaviabilidade técnica e econômica pela equipe da Prefeitura. Após essa etapa, as sugestões viáveis serão levadas a uma votação digital, por meio da qual serão escolhidas as três principais obras possíveis de serem executadas.
“O cidadão vai poder votar, por exemplo, pelo celular. Se ele estiver na zona rural e não tiver acesso à internet, poderá recorrer a um dos serviços municipais para votar. A tecnologia para isso estará na palma da mão dele para indicar obras e serviços que julga importante para o seu bairro”, destacou a secretária.
A tecnologia utilizada será transferida pela Secretaria de Governo de Salvador. “Vamos transferir a tecnologia, o know how e, principalmente, o apoio técnico para o sucesso desse programa também aqui. Os técnicos da Secretaria estarão à disposição”, garantiu o titular da pasta na capital, Cacá Leão.