O programa Brilha Conquista, que já passou por vários bairros de Vitória da Conquista e instalou mais de 18 mil luminárias, chegou nesta manhã (17) ao povoado da Estiva. O programa teve início em abril deste ano e já cumpriu 66% da meta definida pela Prefeitura Municipal.
A comunidade comemorou a novidade. “Para a gente é maravilhoso. Tinha lâmpadas aí, mas essas são diferenciadas, é algo especial, dá mais brilho na comunidade. Está ótimo”, declarou o dono de um supermercado na localidade, Jailson Carvalho, de 37 anos, que nasceu e vive lá até hoje.
Jamara Silva, de 27 anos, que mora há sete anos no povoado da Estiva, destacou um benefício que o Brilha Conquista trará para o povoado. “Vai ser muito bom até para a segurança da gente. Eu saio do trabalho às 19h por essas estradas. A luz amarela é boa, mas a de LED vai trazer mais iluminação pra gente. Vai ser muito bom esse programa pra nós aqui da Estiva”, disse.
Morador da Estiva desde os 5 anos, Edvaldo Antônio Filho parabenizou a gestão municipal. “Vamos ver a noite como vai ficar o Brilha Conquista. Mas, pelo que eu vejo na cidade, vai ficar uma maravilha. A iluminação 100%, ficou muito, muito bom o Brilha Conquista. Está de parabéns a prefeita e a todos”, comentou.
Zona Urbana
Na cidade, o serviço é realizado nos bairros Candeias e no Centro. “Já está bem avançado na cidade, faltando poucos bairros, então deu para alocar uma equipe para a Zona Rural. Quando terminarmos a Zona Urbana, entramos com 100% na rural. A previsão era concluir tudo em dezembro, mas, no ritmo que estamos, vamos concluir um mês antes”, disse o secretário Municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.
A Prefeitura iniciou o programa em abril, pelo Zabelê. Lá foram substituídos 2.945 pontos de iluminação por equipamentos de LED. No Ibirapuera, foram instaladas 1.249 luminárias; no Nossa Senhora Aparecida, 260; no bairro Brasil, 1.189; no Distrito Industrial dos Imborés, 794; no Bateias, 1.267; no Patagônia, 1.850; na Lagoa das Flores, 337; no Jurema, 519; no Centro, 893; no Guarani, 394; no Cruzeiro, 538; no Alto Maron, 1.514; no Primavera, 301; no Boa Vista, 1.907; no Recreio 735; no Felícia, 1.331. Ontem (16), o Brilho Conquista chegou ao Candeias e já foram instaladas 370 lâmpadas de LED.
Com isso, o município passou a ter uma economia de 1.171,45 KW (53%) no consumo de energia para iluminação pública, tendo ainda uma maior luminosidade e durabilidade.
A meta do programa municipal Brilha Conquista é substituir todos os pontos de iluminação pública de Vitória da Conquista por novas luminárias de LED, que são mais econômicas, possuem maior capacidade de iluminação e duram mais tempo do que as antigas lâmpadas de vapor de sódio.