Pesquisas apuraram que o óleo de coco contribui para a destruição do novo coronavírusSARS-CoV-2, causador da Covid-19.
Segundo um artigo publicado no portalNueva Mujer, o Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde das Filipinas(PCHRD) estudou os efeitos do óleo de coco na Covid-19 durante meses.
E atualmente já estão acontecendo ensaios clínicos que incluem 56 pacientes.
O estudo inédito, financiado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas, sugere que os compostos virgens de óleo de coco diminuem a carga viral do SARS-CoV-2 entre 60% a 90%.
Adicionalmente, os pesquisadores afirmam que a substância promove a capacidade de sobrevivência celular, contribuindo assim para fortalecer a resposta do sistema imunológico à presença do vírus.
Nas palavras de Jaime Montoya, diretor do PCHRD :“os resultados são muito promissores, pois não só mostram que o óleo de coco, por si só, pode destruir o vírus, mas também pode ser um mecanismo fundamental para regular a resposta imune contra a Covid-19”.
Ainda assim, o PCHRD salienta que são necessários mais estudos e experiências de modo a perceber se uma concentração mais elevada de compostos de óleo de coco pode contribuir ainda com mais eficácia a capacidade de replicação do vírus.
De acordo com o secretário de Ciência das Filipinas, Fortunato de la Peña, a primeira análise do óleo de coco como um possível agente antiviral poderá estar disponível até a segunda semana do próximo mês de novembro.
Fonte: Repórter Global / Portal Plural