Um incêndio, que começou na terça (06), atinge uma área florestal do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, chegando até a divisa com Mucugê. As equipes do Corpo de Bombeiros seguiram tentando controlar as chamas, durante todo a quarta-feira (07).
As causas ainda são incertas, mas o que mais se suspeita é que o fogo começou após uma ação criminosa. Andaraí vem recebendo apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Brigada de Voluntários de Lençóis.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a equipe foi complementada com mais nove bombeiros militares e dois aviões modelo airtractor, que chegaram nesta quinta (08), para darem apoio ao combate do incêndio.
O trabalho começou desde quarta-feira (7) e de acordo com informações iniciais, o incêndio florestal atingiu a região do Capa Bode, entre Andaraí e Mucugê. Além disso, o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal de Andaraí foram atingidos.
Ainda de acordo com a tropa, na noite de quarta (07), outra equipe conseguiu identificar e combater um foco de incêndio próximo à sede do município de Morpará. Mais um trabalho dos combatentes impediu que chamas avançassem em direção a um complexo de produção de energia solar na Serra da Bandeira, em Barreiras.
Já nesta quinta, outra turma de especialistas em combate a incêndios florestais que atuam em Barra, vão retornar ao último ponto de fumaça visto, naquela cidade, para seguirem o monitoramento da região e analisar se já foi amenizada a situação.