O CESUB (Centro dos Estudantes Universitários de Boquira) abriga diversos acadêmicos boquirenses de baixa renda. Estes necessitam cursar o Ensino Superior em Salvador, pois na região da Bacia do Paramirim ainda não tem nenhuma universidade presencial. Recentemente, o perfil oficial dos residentes emitiu uma nota sobre a situação atual da casa, relatando o medo de ter que sair do local, caso nenhuma providência seja tomada pela Gestão. A equipe do Blog do Cabral entrou em contato com o Secretário de Administração do município, para saber a posição dos dois lados nesse caso. Evandro Filho diz estar buscando fechar contrato de aluguel com um imóvel, no Centro da capital baiana, para realocar os estudantes.
No dia 12 de fevereiro, diversas pessoas de Boquira-BA ficaram surpresas com a posição do CESUB, em relação à casa. Em uma nota, divulgada nas redes sociais, o Centro, na pessoa dos residentes, expressou total medo para com a situação atual da residência universitária. No relato, chegaram a pedir apoio da sociedade civil para uma ‘luta por moradia digna’. Além disso, eles informaram que seguiam ‘sem uma posição definitiva da gestão municipal sobre a república estudantil’.
O Blog do Cabral, para se tornar totalmente imparcial neste caso, buscou contato com a Gestão Municipal nesta quinta (25), após publicação de uma matéria, em um outro veículo de comunicação, relacionada ao fato. De acordo com a posição do atual Secretário de Administração, Evandro Filho, um contrato de aluguel já está prestes a ser assinado e dessa forma, se tudo ocorrer como planejado, os estudantes serão realocados para um novo espaço, que fica numa rua ‘tranquila e com boa localização’.
Confira a seguir a nota publicada pelo CESUB, disponível no link: https://www.instagram.com/p/CLNerdGsXmD/
É com tristeza e decepção que o Centro dos Estudantes Secundaristas e Universitários de Boquira – CESUB vem, por meio desta nota, informar os cidadãos boquirenses sobre a posição da Prefeitura Municipal de Boquira em relação à situação precária desta república estudantil.
Infelizmente, ontem (11 de fevereiro de 2021), a Presidenta do CESUB (Jaina Bárbara), em reunião com a Secretária de Educação (Rita de Cássia) e com o representante do setor jurídico da prefeitura (Guilherme Pasquariello), foi informada da intenção de despejo dos residentes, chegando os servidores públicos do município a mencionarem um prazo de 10 dias para que os estudantes de Boquira deixem o imóvel situado no centro de Salvador. A decisão absurda, no entanto, segundo essas pessoas, ainda não foi tomada e ficará a cargo do Prefeito Luciano.
O CESUB, por meio de sua presidência, buscou um parecer jurídico sobre a intenção de despejo da prefeitura e foi informado por advogado da área de Direito Imobiliário, que tal ordem de despejo necessita de uma decisão judicial, já que estamos falando de desabrigar dezenas de boquirenses estudantes e trabalhadores na capital do Estado, durante uma pandemia mundial.
Assim, apesar de a Câmara dos Vereadores ter debatido a pauta do CESUB na seção legislativa de hoje (12 de fevereiro de 2021), e das manifestações de apoio por parte dos nossos representantes no legislativo, seguimos sem uma posição definitiva da gestão municipal sobre a república estudantil, e pedimos o apoio da população boquirense para que fortaleça nossa luta por moradia digna, cobrando da chefia do executivo municipal o cumprimento de sua responsabilidade com os cidadãos boquirenses moradores do CESUB.
Agora confira a posição do atual Secretário de Administração:
O CESUB foi inaugurado em 1983. De lá para cá, houve poucas reformas, inclusive irresponsáveis, pois os prédios são antigos, têm outras residências embaixo e quem reformou não percebeu que não dava mais para fazer novas construções, encima de uma base que já não estava com condições favoráveis.
Quando assumimos a gestão, há 4 anos atrás, nós tivemos que resolver um problema antigo do CESUB, que era a ligação clandestina da rede de água. Pagamos a dívida completa para a EMBASA, devido um erro que não foi cometido por nós.
Em nenhum momento, a Administração fugiu da responsabilidade, para com os estudantes, tanto que estamos há mais de 1 ano na busca por um novo aluguel, pois o atual prédio não têm condições para fazer novas reformas. Devido a três coisas; uma que já é bem antigo; outra que reside pessoas no espaço embaixo do CESUB e por fim, têm estudantes morando neste momento na residência.
Para alugar um novo espaço, precisávamos encontrar o local ideal. Essa foi outra grande dificuldade, pois buscamos de todas as maneiras e não estavávamos encontrando. Isso porque estamos falando de uma casa para abrigar quase 50 pessoas e não apenas 2 ou 3.
Nesse período, recebemos a notificação da Defesa Civil de Salvador [Codesal] para a necessidade de reformas, porém reitero a dificuldade para se reformar o local, devido tudo que já relatei.
Então, entramos em um consenso que se caso não conseguíssemos, de maneira alguma, um local grande, para ocupar a todos, teríamos que fazer a desocupação, mas em nenhum momento demos um tempo de ’10 dias’, como foi informado por algumas pessoas. Além disso, garanto a todos que em hipótese alguma será tomada medidas de forma arbitrária. Tudo acontecerá em conversa com os envolvidos.
Agora irei dizer o porquê, em último caso, do despejo. Para mim e para todos, pior que a desocupação, seria uma tragédia, caso houvesse um desabamento. Veja a situação que seria para mim, para os residentes, para os vizinhos e para toda a Gestão, caso isso ocorresse.
Mas graças a Deus isso não vai acontecer, pois vou informar a todos que fui em Salvador esta semana, inclusive assumindo risco, devido essa pandemia, para tentar achar um novo espaço ao CESUB.
E eu achei, só falta mesmo a assinatura do contrato de aluguel. Esse é um imóvel que já tínhamos olhado antes, porém estava precisando de reformas, na qual foram feitas e agora o imóvel se encontra em condições excelentes para abrigar os boquirenses. Estou bem animado, espero que dê tudo certo, para semana que vem ou mais tardar na outra, já estarmos fazendo a realocação dos estudantes.
Depois que estive em contato com a pessoa responsável por esse imóvel, chorei, porque corri atrás disso por 1 ano e agora está pertinho de tudo ser concretizado.
A casa fica ao lado da agencia dos Correios, numa rua tranquila, num espaço independente, até com cerca elétrica.
O processo de mudança será todo feito pela Gestão, iremos contratar uma empresa especializada nesta área, para desmontar todas as coisas do atual prédio e montar no novo local.
O valor do aluguel será de 9 mil reais por mês. Além disso, iremos, depois de realocarem, buscar uma licitação para um novo prédio próprio.
Já em relação ao atual imóvel, iremos sentar com a Codesal para saber o que será feito, temos planos, mas tudo depende da condição da casa para uso futuro, porém se for mesmo necessário a demolição ou leilão, acontecerá.
Sobre as manifestações da população, em relação a esse caso, eu entendo que todos podem buscar seus meios para protestar, porém tudo tem que acontecer com respeito. Percebi algumas pessoas tentando denegrir a imagem de muitos aqui da Gestão, devido esse caso.
Teve gente que fez desse problema antigo, uma forma de palanque político, contra um prefeito que está no cargo há 4 anos. Além disso, eu afirmo que em nenhum momento cruzamos os braços. Por isso, digo que a gestão ficou surpresa com algumas críticas que recebeu, pois todos nós temos sentimentos, temos famílias e sentimos isso.
Por fim, digo a todos os residentes do CESUB, suas famílias e a toda sociedade civil, que se Deus quiser, logo teremos um novo e moderno CESUB.
Essa é a posição das duas partes envolvidas. A equipe do Blog não se responsabiliza por nada dito por terceiros e afirma que presta apenas o serviço de informar, com transparência. Por fim, desejamos boa sorte a todos os estudantes do CESUB e esperamos que a Gestão Municipal cumpra o que foi prometido.
CESUB de Boquira: Estudantes lutam por uma moradia digna e Gestão Municipal garante aluguel de novo imóvel. Entenda o caso! – Blog do Cabral https://t.co/kabTGs9edT
— acarajedocabral (@acarajedocabral) February 25, 2021
Foto: Divulgação CESUB
Veja a publicação no Instagram. Curta e compartilhe.