Blog do Bocão

Cargos do governo Jerônimo em Conquista serão de Zé Raimundo, Fabrício Falcão e Lúcia Rocha

Deputados estaduais levam a melhor na briga com federais pela distribuição de cargos no interior! O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu e todos os órgãos do Estado que funcionam para o atendimento nos municípios serão preenchidos por indicação da Assembleia Legislativa. A notícia correu Bahia adentro e as indicações estão comendo no birro oitenta para a distribuição, que já começa esta semana.
Deu mal para os deputados federais que, segundo o entendimento geral, não farão parte do rateio. O compromisso firmado pelo governador com os deputados estaduais de que os congressistas ficariam de fora da fatia dos cargos municipais se tornou um imbróglio e pauta de questionamento por parte dos presidentes de partidos da base que pediam parte das indicações.

Mobilizados, os aliados na Assembleia bateram o pé e pressionaram o governo a manter a palavra do senhor coragem que bateu o martelo e já comunicou aos presidentes dos partidos da base, que integram o conselho político, a decisão final.

ENTENDA A DIVISÃO DOS CARGOS

Os deputados estaduais eleitos ou reeleitos farão as indicações dos cargos municipais com base no desempenho eleitoral de 2022, ou seja, quem teve mais votos tem direito a escolher os melhores espaços. Aqueles que aderiram ao governo após a vitória do PT e suplentes bem relacionados terão as indicações analisadas e serão contemplados em menor escada dentro de uma cota do governador.

Para os federais ficam as indicações de cargos regionais, que abrangem mais de um município. No caso, dos espaços federais na Bahia, além de outros benefícios legítimos que os estaduais não possuem.

Em Vitória da Conquista, os cargos serão distribuidos por indicação prioritária dos deputados estaduais mais votados da base do governo: Zé Raimundo (PT), com 87.695 votos e Fabrício Falcão (PCdoB), com 57.903 votos.
Uma fonte interna garante que o MDB vai pautar a participação de Lúcia Rocha (MDB) nos cargos. A vereadora conquistense obteve mais de 31 mil votos na disputa por uma das cadeiras na Assembleia e é a 1ª suplente do partido do vice-governador Gerado Junior, com quem tem boa relação. Fiel ao governo do estado no discurso e militância, Lúcia também é a vereadora mais votada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, aspectos que lhe conferem mérito e força para o pleito das indicações.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também