Na Semana Municipal de Combate à Sífilis, o Centro de Atenção à Vida Dr. Capistrano Filho (CAAV) está intensificando as ações de prevenção e tratamento da doença. Um estande está montando em frente à unidade até sexta-feira (30), ofertando a testagem rápida para detecção da doença. O resultado fica pronto em até 20 minutos.
O teste é gratuito e está disponível para toda a população que queira fazer, principalmente para quem tem vida sexual ativa. Basta comparecer ao serviço com um documento pessoal e o cartão SUS.
A coordenadora de enfermagem do CAAV, Kamila Dantas, explica que sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e assintomática, por isso a importância de fazer o teste. “A pessoa pode ter e não ter sintomas, então essas campanhas são para as pessoas lembrarem, pensarem sobre a sífilis e fazer o exame. Já realizamos aqui no CAAV esse teste todos os dias do ano e esta semana é só mais um reforço e o teste é rápido”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora, quando essa infecção apresenta sinais ou sintomas, pode se manifestar como uma lesão no pênis, vulva ou virilha, regiões por onde entra a bactéria, que não tem dor, coceira ou cheiro, e pode ser confundido com pelo encravado. “É uma ferida de bordas duras e fundo dela é limpo, brilhante e não tem secreção. Após isso pode aparecer manchas pelo corpo, principalmente na palma das mãos e na sola dos pés e, a longo prazo, a doença pode desenvolver problemas cardíacos, neurológicos e pode levar até a cegueira”, esclareceu Kamila Dantas.
A doença tem cura e o tratamento é disponibilizado pelo SUS. A partir do momento que a pessoa faz o teste e tem o resultado positivo, o CAAV encaminha para outros exames confirmatórios e tratamento com a medicação que é oferecida na própria unidade.
O CAAV fica na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, próximo à Prefeitura.
Fonte: PMVC