“A praça, a praça é do Povo! Como o céu é do Condor!”
Literalmente podemos dizer que “o pau já tá quebrando” na Praça Desembargador Mármore Neto“, situada no Bairro Brasil. Na verdade, sem nenhum exagero, “é pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho” e por mais lúdica que seja a descrição, o que se pôde ver já nesta segunda-feira (09/08) é a tão esperada obra, que promete ser “de arte“, contemplando novo paisagismo e acessibilidade, e também, garantindo equipamentos para prática esportiva ao ar livre, parques para crianças e iluminação em LED.
Uma poesia urbana em louvor ao convívio social, ainda mais valorizada após todas as praças públicas serem esvaziadas e silenciadas durante o período pandêmico de Covid-19. A autorização da Ordem de Serviço para revitalização das Praças Mármore Neto, Nossa Senhora dos Verdes e do Cajá, todas no maior bairro de Conquista, representam uma desafiadora visão administrativa, que leva em conta a necessidade da retomada das relações sociais nas comunidades.
Certo é o que o anúncio, bem como início das obras, repercutiram em toda Zona Oeste da cidade, que passa a ter certeza do olhar de igualdade da prefeita Sheila Lemos Andrade sobre toda a cidade.
Moradora da Avenida Serrinha, há 02 quarteirões da “Praça do Boneco“, Dona Mara Sousa comemorou a iniciativa e ressaltou a importância da reforma. “É nas praças de bairro que nossos filhos vão para se divertir, praticar esportes, encontrar com seus pares afetivos e se eles já frequentavam elas sem nenhuma infraestrutura e acabadas como estavam, imagine quando estiverem novas e bonitas”.
A demolição do passeio de pedra no entorno da praça, já isolada para a obra, dará lugar a um passeio em concreto com rampas de acessibilidade e piso tátil. A obra será realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Preocupada com o bem estar dos moradores, a prefeita Sheila Lemos garantiu no projeto de reconstrução, uma academia ao ar livre e novo parque infantil, ambos com equipamentos modernos em metal, contemplando o acesso de pessoas com deficiência. O projeto prevê, ainda, instalação de mesas de jogos e novos bancos; revitalização do piso interno; pintura da ponte, do monumento e do anfiteatro; inserção de novas luminárias e de dois postes novos; e instalação de iluminação cênica.
Sobre quando será entregue, poderíamos dizer que “são outros quinhentos“, só que não! A previsão é que a obra, que tem investimento de aproximadamente meio milhão de reais, de recursos próprios, oriundos de empréstimo feito na Caixa, dentro do Programa Finisa, termine em novembro e antes do final do ano seja inaugurada entre governo municipal e comunidade. Parabéns à prefeita Sheila Lemos Andrade e ao Bairro Brasil!