Blog do Bocão

Atenção: Nota da comissão de frente do Movimento LUTA pela Água de Contendas (Macaúbas-BA)

 

Hoje, 22 de março de 2021, dia mundial da água é pertinente fazermos uma reflexão sobre esse bem essencial para a vida humana e todas as outras formas de vida.

Segundo a ONU, cerca de 30% da população mundial não tem água nem pra lavrar as mãos e atender as necessidades básicas da vida e ações humanas, isso é grave. Neste cenário de pandemia a situação torna-se ainda mais alarmante.

Por outro lado, o Brasil ainda é o pais que mais dispõe de água doce, mas muitas das fontes são impróprias para o consumo por falta de tratamento. Outra situação é onde tem muita água, mas pouca ou quase nada é feito pelo poder público para tratar e distribuir de forma eficiente e democrática para a população.

Ao percebermos o cenário mundial e brasileiro, faz-se necessário compreender o nosso cenário enquanto município, comunidade. O movimento “Luta pela Água” iniciado em Contendas, liderado por líderes das comunidades , buscou conhecer a problemática da falta de água nas comunidades abastecidas pelas nascentes do Maxixe e Pé da Serra e descobrimos muito mais do que imaginávamos. Atentes-se para o que destacaremos a seguir:

*✔️Água das nascentes sendo usada para irrigação, enquanto as pessoas passa sede;*

*✔️Pessoas reivindica direito privado às nascentes e usa e abusa dos recursos naturais;*

*✔️Nascentes já morreram afetadas pela ação humana e as que ainda vivem pode, em breve, desaparecer.*

*✔️Encanação antiga, ineficiente e que não atende as demandas atuais;*

*✔️Nenhum projeto por parte das autoridades políticas do município de Macaúbas-BA para resolver o problema da falta de água.*

*O quê fazer? De quem é a responsabilidade? A quem recorrer?*

Assim, sabemos que em muito pouco tempo a falta de água voltará a atormentar a vida da população de Contendas e comunidade vizinhas. (E outras comunidades no município).

Nem eu e nem você, caro leitor, temos soluções prontas ou mágica para resolver o problema, porém, somos seres inteligentes, políticos e discursivo. Sabemos que a solução vem das discussões, das interações e da vontade de fazer. Então, vamos à alguns questionamentos para provocar a pensarmos no problema e na sua solução:

*✔️Até agora qual a posição da Câmara de Vereadores de Macaúbas-BA?*

*✔️Qual a proposta do poder Executivo ?*

*✔️Quantas audiência pública foi realizada para discutir sobre?*

*✔️Quantas falas individuais dos vereadores (representante do povo) foi proferida na tribuna da Câmara?*

*✔️Qual ação efetiva foi feita pelo legislativo, executivo e autarquia municipal responsável pela serviço?*

*✔️Quais as ações das secretarias de infraestrutura, meio ambiente e agricultura?*

*✔️Qual projeto de lei apresentado e discutido pelo legislativo e executivo?*

*✔️Até agora nenhum projeto para a desapropriação das nascentes*

✔️ E a pergunta que não quer calar: *Até quando os que dizem representar o povo vai ficar caladinhos, ganhando seu dinheirama e brincando de “ser vereadores”?*.

Porque o que o povo de Macaúbas-BA presencia é uma Câmara sem representatividade, onde os legisladores trocam críticas(poucas) e muitos elogios entre si, mas é incapaz de perceber que não se dá para adiar mais os trabalhos referentes a segurança hídrica de Macaúbas.

Políticos de Macaúbas-BA, não sujem as suas mãos com o sofrimento desse povo que já sofre tanto. A água é vida! Defendam a vida, a vida com dignidade.

*Rogo que esses representantes encarem esse trabalho de forma responsável, não é brincadeira e não temos mais tempo a perder.*

Vamos aguardar a próxima sessão da Câmara Municipal e ver se realmente os vereadores da casa do povo legisla para o povo ou contra o povo e a favor dos seus interesses próprios. *Aguardemos…*

Att; Comissão de Frente do Movimento LUTA pela Água.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também