Sheila Lemos Andrade, uma política em ascensão
por Isaac Cabral
Sob o título “Ana Sheila, a de Conquista: há algo de novo na política baiana”, um dos principais analistas de política do jornalismo baiano, Levi Vasconcelos, do Grupo A Tarde e do site bahia.ba, destaca a ascensão da prefeita Sheila Lemos Andrade e a coloca como mais nova liderança estadual. Para Levi, a aprovação popular atestada em recentes pesquisas é fruto do diálogo, destacado como característica referencial da governante.
Já reconhecida como bem sucedida outsider na política administrativa, entre os novos quadros políticos da Bahia, a fama de Ana Sheila e sua equipe de governo tem corrido todos os cantos, becos, encostas, praias e redações, mas mais que isso, chamada de “algo de bom” e “rara”, a belíssima prefeita tem atraído a atenção dos gabinetes políticos de Salvador e Brasília. Fato já evidente no notório assédio de deputados federais e estaduais, além de inúmeros pré-candidatos de todos os lugares, que tem se colocado à disposição – em busca do apoio – da competente iron maiden (dama de ferro) conquistense.
Leia abaixo a opinião de Levi Vasconcelos sobre a prefeita de Conquista:
“Há algo de novo no cenário político da Bahia e, o mais raro, algo de bom. Ana Sheila Lemos Andrade, 49 anos, a Ana Sheila, ou Sheila Lemos (DEM), prefeita de Vitória da Conquista, começou o ano assumindo o poder de forma atípica e encerra surpreendendo.
Empresária, ano passado, na eleição ela foi candidata a vice do prefeito Herzém Gusmão, substituindo a mãe, Irma. Em 15 de dezembro Herzém foi internado com Covid só saiu do hospital em março, morto. Sheila foi efetivada termina 2021 com 75% de aprovação.
Por que? A questão: ela administra totalmente fora dos padrões. Tratou bem todos os aliados de Herzém, conversa com adversários, vai na feira, abraça o povo, é toda light. Dizem que em 2022, quando a campanha pegar fogo e ela precisar ‘tomar lado’, isso acaba”.
Confira o link da coluna de Levi: