Começou nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 28 de agosto, a Ação Itinerante de Rastreamento do Câncer de Mama, cuja expectativa é atender 2.100 mulheres de 50 a 69 anos, para a realização de mamografias, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Anísia Chica da Silva, 55 anos, soube da ação pelo grupo de ginástica que participa e não perdeu tempo. “Procurei a unidade lá perto de casa, nos Campinhos, e fui muito bem atendida. Fiz a ficha e vim fazer hoje, porque eu gosto de fazer meus exames preventivos todo ano e a última mamografia que eu fiz já tem quase dois anos”, disse.

Os exames estão sendo realizados na unidade móvel da equipe da Sesab, que está no Centro Cultural Glauber Rocha, mas tudo de forma pré-agendada, como fez Silvana Santos, 54 anos, na Unidade de Saúde Primavera: “Eu fui ao posto e a enfermeira perguntou se eu queria fazer, e eu topei porque estava precisando, já que tem quase quatro anos que eu fiz. Corri em casa, peguei os documentos, preenchi a ficha e vim fazer. Achei muito bom!”.

Além das mamografias, a SMS disponibilizou também o exame preventivo ginecológico para as mulheres que estavam aptas para realizar o procedimento, de acordo com as listas enviadas pelas unidades de saúde, reforçando, assim, o rastreio do câncer do colo de útero.

A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, afirmou que a capacidade é de 140 mamografias por dia, divididas pela manhã e tarde. “O município vem fazendo esse diagnóstico de demanda reprimida por tipo de demanda. A mamografia foi uma proposta que veio para essa parceria e a gente aderiu, mas é importante ressaltar que, hoje, o município vem conseguindo praticamente zerar as filas de mamografias dentro das unidades de saúde”, destacou Ana.

Ainda segundo a diretora, o mutirão está previsto para as mulheres de 50 a 69 anos, mas as mulheres a partir dos 40 anos também podem procurar suas unidades de saúde para fazer a marcação e já iniciar o rastreio precoce de câncer de mama, por meio da mamografia, pois o município também disponibiliza esse exame na rotina.

E para quem quiser participar da ação itinerante e fazer a mamografia, ainda dá tempo. Basta procurar a unidade de saúde da qual participa para fazer a solicitação.