Blog do Bocão

A triste realidade de um estado que tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores de carteira assinada

Com 323 mil beneficiários a mais do governo do que trabalhadores com carteira assinada, a Bahia se junta a outros 12 estados do Brasil. Em janeiro de 2023, o número de beneficiários do programa Bolsa Família correspondia a quase metade de todas as carteiras assinadas no Brasil. Essa proporção caiu para 44% do emprego formal em agosto de 2024. Ou seja, houve uma expansão significativa do mercado de trabalho, enquanto o número de beneficiários do Bolsa Família teve uma queda, motivada pelo início da revisão de cadastros pelo governo federal.

O Estado da Bahia está em terceiro nesse quesito com 2.456.516 beneficiários do Bolsa Família, enquanto 2.133.391 baianos têm carteira assinada, ou seja, 323.125 recebem o benefício do que os que trabalham. O Bolsa Família tem 53,5% entre beneficiários e trabalhadores. A Bahia é o segundo estado em número de beneficiários atrás apenas de São Paulo com 2.517.221.

Indicadores recentes mostram um aumento no número de carteiras de trabalho em relação ao de beneficiários do Bolsa Família. Essa tendência ocorre desde o início de 2022, no governo Bolsonaro, e agora tem sequência com o presidente Lula (PT).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também